Plano de Investimento

Ajustando nossos compromissos de frota

O Grupo LATAM Airlines anunciou em 2012 a implementação de um plano de renovação da sua frota, com o objetivo de reduzir a variedade de aeronaves atualmente em operação e retirar gradualmente as menos eficientes. Em dezembro de 2016, o plano da Empresa continua avançando, tendo retirado, durante 2016, um total de 23 aviões, entre os quais os últimos aviões Airbus A330, modelo que foi completamente retirado da frota. Além disso, foram incorporadas 24 aeronaves de modelos maiores e mais eficientes, como os Airbus A321, Airbus A350, Boeing 787-9 e os primeiros Airbus A320neo.

Durante o ano de 2016, a Empresa progrediu significativamente em seu plano de diminuir o total de ativos e compromissos de frota, atingindo o nível de compromissos de frota mais baixo da história recente da LATAM para os anos de 2017 e 2018. A LATAM diminuiu seus compromissos de frota por meio de adiamentos e cancelamentos, e também diminuirá seus ativos de frota atuais, devolvendo aviões extras em comparação com o plano de frota do ano passado. Com isso, a Empresa conseguiu uma redução de US$2,2 bilhões em ativos de frota para o período 2016-2018, de acordo com os planos previamente anunciados de atingir uma diminuição de US$2,0 a US$3,0 bilhões em nossos ativos de frota esperados para 2018.

Essas reduções melhorarão o equilíbrio da Empresa e aumentarão a flexibilidade para reagir melhor às condições do mercado nos próximos anos. As vantagens dessas reduções serão vistas nos próximos dois anos, por meio de despesas menores de arrendamento e de capital, além da diminuição da necessidade de financiamento, melhorando a geração de fluxo de caixa da Empresa e fortalecendo seu balanço.

Além disso, a LATAM espera conseguir nível de CAPEX não-relacionado à frota, inclusive ativos intangíveis, de aproximadamente US$500 milhões por ano, incluindo manutenção, investimentos em motores e peças de reposição, e custos de implementação do novo modelo doméstico de negócios, entre outros

No final do ano201520162017E2018E
Boeing 767-300F3311
TOTAL4377
Compromissos da frota (US$ milhoes)1.6891.952469555

Nota: Este quadro não inclui 4 A350-900 que serão subarrendados para a Qatar Airways por períodos de seis a doze meses durante 2017 e 2018.

Não inclui dois B777-200F (um atualmente alugado a um terceiro), três A330 e um A320 que foram reclassificados de propriedade de instalações e equipamentos para manter para venda.