Programas de fidelidade

Mais de 26 milhões de usuários registrados

Os programas de fidelidade visam reconhecer a fidelidade dos passageiros que voam com maior frequência, através de benefícios e prêmios, sendo uma característica diferenciadora das companhias aéreas que fazem parte do Grupo LATAM. É uma das maneiras que as companhias aéreas encontraram para agradecer a preferência dos clientes, sendo um atributo muito apreciado pelos passageiros.

No âmbito do processo de unificação da marca LATAM, em 2016 os dois programas de fidelidade mantidos pela Companhia adotaram um novo nome: LATAM Pass (ex-LAN Pass) e LATAM Fidelidade (ex-TAM Fidelidade), incluindo melhorias e mais benefícios a fim de contribuir significativamente para a experiência de viagem do Grupo LATAM.

Ademais, os nomes das categorias de membros existentes foram unificados, mantendo um total de quatro categorias únicas para todas as afiliadas do grupo: Gold (ex-Premium e ex-Azul);  Platinum (ex-Premium Silver e ex-Vermelho); Black (ex-Comodoro e ex-Vermelho Plus) e Black Signature (ex-Black em ambos os programas).  Estas quatro categorias também manterão seus equivalentes na oneworld, onde Gold corresponde a Ruby, Platinum a Sapphire, e Black e Black Signature correspondem a Emerald.

Vale destacar que os benefícios das quatro novas categorias continuam sendo os mesmos para passageiros que voam com as companhias aéreas do Grupo LATAM, bem como para o restante dos membros da aliança oneworld.

A mudança de nome do programa de fidelidade do Grupo LATAM incorpora melhorias e facilita os processos de acúmulo de quilômetros e acesso a categorias superiores, ampliando os benefícios para clientes. Uma das mudanças mais importantes é que agora os membros que solicitarem upgrade de cortesia recebem a confirmação do benefício 12 horas antes do voo (antes, o benefício era concedido após o encerramento do voo, e sua confirmação dependia de vagas disponíveis). Os membros LATAM Pass e LATAM Fidelidade que possuírem cupons de upgrade de cabine poderão acessar este benefício em todos os voos realizados com afiliadas do grupo, independentemente do programa de que são membros.

A moeda dos programas não sofrerá alterações; ou seja, os membros LATAM Pass continuam acumulando quilômetros, enquanto que os membros LATAM Fidelidade acumulam pontos. Vale destacar que o Grupo LATAM Airlines estabeleceu diversas alianças com as marcas líderes de cada mercado, a fim de aumentar o acúmulo de quilômetros/pontos.

Ao final de 2016, a Companhia tinha mais de 26 milhões de membros inscritos em seus programas de fidelidade, um aumento de 15,4% em relação a 2015, distribuídos em 13,0 milhões de sócios LATAM Pass (1,9 milhões a mais do que no ano passado) e 13,2 milhões de sócios LATAM Fidelidade (1,6 milhões a mais do que no ano passado).

Em 2016, o Grupo LATAM teve 2,3 milhões de passagens trocadas, 31% acima do ano anterior.