Mudança Climatica

Nosso compromisso com o meio ambiente

A Convenção-Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática define esse fenômeno como uma mudança no clima que altera a atmosfera mundial, gerando efeitos nocivos significativos na composição, na capacidade de recuperação ou na produtividade dos ecossistemas naturais. Conseguir estabilidade e controlar a liberação de gases de efeito estufa são os objetivos fundamentais para combatê-las. Cientes dos impactos causados enquanto setor (responsável por 2% das emissões dos gases de efeito estufa atribuíveis à atividade humana), desenvolvemos uma estratégia de mudança climática que nos permite realizar iniciativas em dois âmbitos: impacto e rentabilidade, com ações diretamente relacionadas aos impactos das nossas operações, que são tratados do ponto de vista da gestão de riscos e controlados e atenuados por meio do nosso sistema de gestão; e envolvimento e reconhecimento, que se concentra em iniciativas de conscientização e capacitação de nossos colaboradores e na difusão de ações e práticas ambientais recomendadas.

O Sistema de Gestão Ambiental do Grupo LATAM Airlines, alinhado às exigências da norma ISO 14001 para as operações terrestres e o IEnvA (IATA Enviromental Assessment) desenvolvido em conjunto com a IATA pelas companhias aéreas e para elas, especialmente para a gestão de sus operações aéreas, estabelecem programas de eficiência nos aspectos ambientais significativos, nos controles operacionais e na otimização de processos e gestão dos riscos associados às emissões da operação.

Durante o ano de 2016, atingimos as seguintes marcas:

1. Fomos reconhecidos como líderes em Estratégia Climática pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones;
  2. Mantivemos a certificação na norma internacional ISO14.001 em nossas instalações de Miami, além de progredir em sua implementação nos países em que a empresa tem suas principais operações. Também queremos destacar que somos uma das primeiras companhias aéreas a participar do projeto, da implementação da certificação no IATA Environmental Assessment (IEnvA), bem como a apoiá-los, estando atualmente certificada no nível mais alto do sistema (Stage 2), com nossa operação internacional no Chile.
  3. O programa Smart Fuel permitiu uma economia de combustível superior a 41 milhões de galões, que nos permitiu deixar de emitir mais de 440 mil toneladas de CO2, além de diminuir o ruído e melhorar a qualidade do ar local.
  4. CORSIA: Enquanto setor, atingimos um marco histórico em 2016, pois os estados da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) ratificaram o compromisso do setor de limitar o aumento das emissões de CO2 a partir de 2020 nos vôos internacionais; transformando-se, assim, no primeiro setor em nível mundial a chegar a um acordo para regulamentar sus emissões de CO2.

Além da eficiência de combustível nos vôos, temos iniciativas de eficiência energética em terra. Além de todo o anterior, desde 2012 no Peru e 2014 na Colômbia, neutralizamos as emissões das nossas operações terrestres por meio de programas locais de reflorestamento. O desafio estratégico do LATAM Airlines Group é assumir a liderança e tornar-se referência mundial em mudança climática, aumentando, ao mesmo tempo, a eficiência e a competitividade da Empresa.

Como LATAM, temos um forte compromisso com a promoção do desenvolvimento de energias alternativas sustentáveis, sendo um ponto importante para o setor de transportes aéreos. A empresa está alinhada com essas iniciativas e vamos continuar trabalhando pelo desenvolvimento e pela futura incorporação de combustíveis alternativos sustentáveis. Mas, ao mesmo tempo, convocamos a região para não ficarmos para trás nesse desafio.